Desenvolver um novo produto biológico para a agricultura envolve investimento intelectual e financeiro. A prospecção de bioinsumos, ou a busca por um microrganismo, ou um conjunto deles, com potencial para bioinsumo se transformou em uma corrida que está levando dezenas de empresas e institutos de pesquisa a alocarem recursos consideráveis no desenvolvimento de novos produtos.
Os desafios na prospecção de bioinsumos
Existem vários desafios no processo de prospecção de bioprodutos, que incluem aspectos técnicos, ambientais e econômicos. Alguns desses desafios são:
- Dificuldades na identificação e seleção de microrganismos com potenciais agronômicos: a prospecção de bioinsumos envolve a busca por microrganismos com propriedades benéficas para a agricultura. No entanto, isso pode ser difícil de fazer, já que muitos desses microrganismos ainda não foram totalmente estudados e caracterizados. Saber qual o objetivo desta busca, é a grande chave para obter respostas.
- Riscos ambientais: a possibilidade de espécies invasoras se estabelecerem e prejudicarem os ecossistemas locais se trata de um grande risco. Por isso, é importante tomar medidas de precaução para minimizar essas possibilidades.
- Custos elevados: o processo de prospecção de bioinsumos pode ser caro. Ao envolver a coleta, o estudo de amostras de solo e outros ambientes, a produção e o teste de diferentes microrganismos em condições de laboratório e em campo. Isso pode dificultar o acesso a esse tipo de tecnologia por parte de agroindústrias.
- Barreiras regulatórias: a prospecção de bioinsumos também pode enfrentar barreiras regulatórias, como exigências de registro e autorização para o uso de novos microrganismos em aplicações agrícolas. Isso pode atrasar o desenvolvimento e o acesso a esses produtos. Além de que todo produto deve ser registrado no MAPA.
- Concorrência com produtos químicos: os bioinsumos ainda enfrentam concorrência com produtos químicos tradicionais, como fertilizantes e pesticidas. Como resultado, isso pode dificultar a adoção de bioinsumos em larga escala, já que muitos agricultores ainda preferem esses produtos mais conhecidos e estabelecidos no mercado.
Esses desafios podem dificultar o desenvolvimento e a adoção de bioinsumos em larga escala. No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade da produção agrícola tem levado a um maior interesse em soluções baseadas em microrganismos. Essa grande procura pode ajudar a superar esses desafios no futuro.
A GoGenetic Agro é uma empresa de inovação especializada em análises genéticas e pesquisa e desenvolvimento. Nós apoiamos indústrias de bioinsumos na prospecção de novos produtos, no controle de qualidade e na análise do microbioma de solo, que observa a ação desses produtos e sugere o manejo, atendendo diretamente às necessidades do produtor agrícola.
Também oferecemos consultoria técnica e científica para indústrias que produzem ou querem produzir bioinsumos a criar produtos mais inteligentes em menor tempo. Também oferecemos consultoria para indústrias que precisam modernizar e acelerar o controle de qualidade de bioprodutos.